O projeto de inovação verde da FASEP, conduzido pela Fonto de vivo na Colômbia, começou em 2021 com o apoio do Tesouro francês e contribuições do governo colombiano, do departamento de Vichada e de uma associação de povos indígenas da floresta de Mataven.

Um esquema para ajudar a financiar projetos sociais e ambientais

O Plano de Recuperação Econômica do governo francês apoia PMEs e start-ups locais por meio de vários programas de financiamento. Um deles é o Fonds d’Etudes et d’Aide au Secteur Privé (FASEP), “Fundo de Estudos e Assistência ao Setor”, que tem como objetivo estabelecer um projeto com impacto ambiental e social: inovação verde da FASEP.

Foi nesse contexto que a Fonto de vivo criou um programa para distribuir 2.430 purificadores de água ORISA® no departamento de Vichada, no leste da Colômbia. Eles foram distribuídos à associações, famílias indígenas e comunidades isoladas, bem como em escolas e centros de saúde. Esse projeto de grande escala foi inaugurado na segunda-feira, 1º de março de 2021, na presença de Michèle Ramis, embaixadora da França na Colômbia, e de parceiros locais. Em 29 de novembro de 2023, foram realizadas as últimas distribuições de purificadores ORISA® na presença das autoridades locais, de uma delegação do Ministério da Habitação e Água, de equipes da Embaixada da França e da Fonto de vivo França e América Latina.

©Embaixada da França na Colômbia

Acesso desigual à água em áreas isoladas da Colômbia

Na Colômbia, estima-se que a água potável contaminada seja responsável por mais de 500.000 mortes por ano. É um flagelo que afeta pessoas que sofrem de doenças transmitidas pela água, como diarreia, cólera, disenteria, febre tifoide e poliomielite, etc. É um desastre de saúde pública que os governos precisam enfrentar para proteger a população.

Foi nesse contexto que a França e o departamento de Vichada, já vinculados por uma forte cooperação, decidiram agir em conjunto. A implantação dos sistemas de filtragem de água doméstica ORISA® faz parte dessa continuidade e, em particular, está no centro do programa prioritário do governo nacional colombiano «Água para o Campo». Seu objetivo é «reduzir as desigualdades em termos de cobertura, continuidade e qualidade nas áreas rurais do país». Em áreas rurais e isoladas, o acesso à água é uma questão de saúde pública e representa um verdadeiro desafio para a Colômbia, um país onde se estima que 15 milhões de pessoas não têm acesso à água própria para consumo humano, e 1,6 milhão de pessoas não têm acesso à água potável. Esse número colossal destaca a necessidade de desenvolver «infraestrutura básica de serviços públicos domésticos ou soluções alternativas», como os purificadores domésticos ORISA®.

Purification d'eau en Colombie

©Ministério da Habitação da Colômbia – Demonstração da purificação de água ORISA® no rio Orinoquo

Bénéficiaires ORISA Colombie

©Ministério da Habitação da Colômbia – Crianças da comunidade indígena Esperanza PAVI se beneficiando dos purificadores ORISA® – Puerto Carreño – Vichada – Colômbia

Enfant en colombie avec ORISA

©Ministério da Habitação da Colômbia – Água do rio Orinoquo purificada pela ORISA®.

Uma solução autônoma e pronta para uso para filtragem de água a longo prazo

Colombienne boit de l'eau filtrée ORISA

©Ministério da Habitação da Colômbia – Crianças da comunidade indígena Esperanza PAVI bebendo água purificada pela ORISA® – Puerto Carreño – Vichada – Colômbia

No início desse projeto, 2.430 purificadores de água foram destinados a beneficiários identificados pela equipe do Fonto de vivo LATAM e parceiros locais. Durante dois anos, eles visitaram mais de 8.500 beneficiários em 300 comunidades totalmente autossuficientes. Eles também visitaram 51 escolas e 10 centros de saúde. Conversaram extensivamente com eles para entender seus hábitos e estilos de vida e para conscientizá-los sobre o consumo de água não segura e seus efeitos de curto e longo prazo sobre a saúde.

As primeiras distribuições de 82 purificadores ORISA® foram realizadas em Puerto Carreño, em Vichada, em 3 comunidades. A implementação continuou com a distribuição de 730 filtros nas comunidades de Cumaribo, no mesmo departamento, e Puerto Inírida, no departamento de Guainía, em novembro e dezembro de 2021. As distribuições estão sendo realizadas com o apoio logístico da equipe do Fonto de vivo, da Corporação para o Desenvolvimento Humano Integral e Sustentável da Sociedade Colombiana, Coredukar, e da Associação de Conselhos e Autoridades Indígenas Tradicionais da Floresta Tropical Mataven, ACATISEMA.

O acompanhamento dos beneficiários é essencial para garantir que eles se apropriem totalmente do sistema

Cada família beneficiária e estabelecimento coletivo foi treinado no uso do purificador de água ORISA®. Foi tomado um cuidado especial para ajudar os beneficiários a instalar e manter os purificadores de água ORISA®. Centenas de famílias foram treinadas no uso e na manutenção para que possam atender a todas as suas necessidades diárias e domésticas a longo prazo. Nos estabelecimentos comunitários, os supervisores educacionais foram treinados para atender às necessidades de água potável de todos os funcionários e alunos. Nos centros de saúde, os profissionais de saúde foram treinados no uso dos purificadores de água ORISA®, que fornecem água micro biologicamente segura para tratamento médico. Em cada comunidade indígena, foi dada atenção especial à identificação de um “guardião da água” para que ele pudesse receber um treinamento mais aprofundado sobre a manutenção e o monitoramento dos purificadores. Isso permitiu que a equipe local do Fonto de vivo mantivesse contato direto com cada comunidade para acompanhar e fazer recomendações de manutenção nos meses seguintes ao comissionamento dos purificadores ORISA®.

Bénéficiaires d'un ORISA

©Fonto de vivo Latam – Apresentação de uma ORISA® a uma família indígena da comunidade Esperanza PAVI – Puerto Carreño – Vichada – Colômbia

Formation en Colombie à l'utilisation du purificateur d'eau ORISA

©Fonto de vivo LATAM – Treinamento no uso do purificador ORISA® para todas as famílias da comunidade indígena Esperanza PAVI – Puerto Carreño – Vichada – Colômbia

Entretien ORISA Colombie

©Fonto de vivo LATAM – Visitas de acompanhamento às famílias indígenas que receberam os purificadores ORISA® – Puerto Carreño – Vichada – Colômbia

Um projeto bem-sucedido da FASEP baseado na cooperação Franco-Colombiana

Quase dois anos após seu lançamento, e depois de um acompanhamento das primeiras distribuições realizadas no final de 2023 com os beneficiários pela equipe do Fonto de vivo France, esse projeto da FASEP está provando ser um verdadeiro sucesso.

O encerramento da fase de distribuição aconteceu em novembro do ano passado em Puerto Carreño, com as entregas finais na presença da Ministra da Habitação, Cidades e Território da Colômbia, Catalina Velasco Campuzano, e do Embaixador da França na Colômbia, Frédéric Doré. Nesta última distribuição do projeto FASEP, foram entregues 44 purificadores de água ORISA® a todas as famílias da comunidade ESPERANZA PAVI, bem como a duas escolas.

A organização do projeto, a logística, a apropriação desses sistemas autônomos de filtragem pelos beneficiários, mas também e principalmente a redução das doenças transmitidas pela água que eles puderam testemunhar, são fatores que demonstram a relevância e a eficácia desse projeto de inovação verde da FASEP. Tanto assim, que 760 novos purificadores de água ORISA® saíram da fábrica de Vendée, na França, para a Colômbia. Isso ocorreu por pedido do departamento de Vichada, que solicitou aos parceiros locais do Fonto de Vivo que os distribuíssem aos agricultores da região, que disseram ao governador que também gostariam de ter um purificador ORISA® em suas casas.

O governo colombiano também está planejando criar novos projetos em outras regiões do país para atender ao maior número possível de colombianos que precisam de purificação autônoma da água. Dada a escala do problema e a necessidade urgente de ação, o governo considera que a relação custo/benefício de uma solução de ultrafiltração doméstica é a mais vantajosa para o acesso rápido e generalizado à água saudável para as populações mais vulneráveis e isoladas.

A tecnologia ORISA®, baseada em uma abordagem de baixa tecnologia, é a resposta perfeita para os problemas das áreas mais pobres e isoladas, permitindo que todos tenham acesso a água saudável, segura e confiável produzida diretamente por eles mesmos.

La ministre du territoire en Colombie présente à la distribution d'ORISA

©Fonto de vivo – Distribuição final do purificador ORISA® na presença do embaixador francês e da Ministra de Habitação da Colômbia

Eau filtrée en Colombie

©Fonto de vivo – Aguá purificada pelo ORISA®

OS PARCEIROS DO PROJETO DA FASEP

dg tresor
vichada colombia
acatisema
dg tresor
business france

MEMBROS DO COMITÊ DE MONITORAMENTO DO FASEP

france water team
polymem
aquasys
altios
suez
impact track
aquatiris
wmi water
zero plastic oceans
eden map

“O acesso à água continua sendo um grande problema. Levamos autonomia às pessoas, estejam elas em situações de emergência ou de desenvolvimento humanitário.”

David Monnier, ex-humanitário, presidente e cofundador da Fonto de Vivo.

Seu ponto de contato para programas humanitários dedicados ao acesso à água limpa.

anthony cailleau fonto de vivo

“Adaptar e tornar as tecnologias de filtragem acessíveis aos usos de todos, para atender aos desafios sociais e ecológicos de nosso tempo.”

Anthony Cailleau, representante francês para projetos na Colômbia, diretor administrativo e cofundador da Fonto de Vivo.

Contato para ajuda ao desenvolvimento e cooperação internacional.